Santa Maria, 18 de Maio de 2024 

DIX - Diagnóstico por Imagem

Ultrassonografia

Próstata


Como o exame é realizado?

      Via Abdominal: Após o paciente estar acomodado em uma maca, o médico deslizará o transdutor pela superfície do abdômen para obter imagens da próstata e adjacências.

      Via Trans-Retal: Um pequeno dispositivo, o transdutor, é introduzido no reto e capta imagens da próstata e áreas adjacentes e as envia para um monitor.

      A principal vantagem do exame de ultra-som trans-retal ou endoretal é a possibilidade de colocação de um aparelho (transdutor) de alta freqüência próximo à área de interesse, permitindo a melhor imagem possível da próstata e áreas adjecentes, o que nem sempre é possível de se obter pela via abdominal (convencional).


O que sente?

      Via Abdominal: O procedimento em si é indolor, mas para se obter a melhor imagem possível, pode ocorrer algum desconforto por pressão ou por ficar em posição não usual. O gel pode estar um pouco frio, mas não é um procedimento que causa dor.

      Via Trans-Retal: O exame normalmente não causa dor. Ocasionalmente, o paciente poderá sentir algum desconforto provocado pelo transdutor, mas que não é maior toque que de um toque retal.



Av. Presidente Vargas, 2291 - entrada pela Rua Floriano Peixoto, anexo ao Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo - Santa Maria - RS

Clínica Radiológica Caridade LTDA - Copyright © 2005 - 2024.

Relatório de Transparência Salarial